Resumo
Este trabalho analisou as relações multiprofissionais em um hospital do interior de Minas Gerais, em seus aspectos sociais, institucionais e relacionais. Utilizou-se metodologia qualitativa de perspectiva fenomenológica existencial, com dados coletados via entrevistas realizadas com profissionais de diferentes categorias. Na análise, foram descritas articulações de sentido realizadas pelos profissionais e procedeu-se a hermenêutica de sua contextualização e constituição. A partir da paisagem social assim constituída, as relações de sentido foram cerzidas para compor sua trama significativa. Na dinâmica das relações multiprofissionais, desvelaram-se as seguintes dimensões de influência: social, epistemológica, formativa, experiencial, institucional e dimensão das relações multiprofissionais propriamente ditas. Analisando-se essas dimensões, destacam-se desencontros no diálogo multiprofissional influenciados pelas representações sociais sobre profissões de saúde, condicionantes sociais e institucionais e um fazer ainda centrado no modelo curativo e na hegemonia médica. Conclui-se pela necessidade de abertura de espaços reflexivos sobre as práticas profissionais em saúde.
Biografia do Autor
Natane Gonçalves Silva, Universidade Federal de Uberlândia
Psicóloga pós- graduada em Atenção em Saúde da Criança pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Marciana Gonçalves FArinha , Universidade Federal de Uberlândia
É professora pública Federal desde 2011. Possui Licenciatura (1997) e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1998). Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP em Ciências, subárea Psicologia, área de concentração Fenomenologia (2001) e Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2006) área de concentração Saúde Mental e Fenomenologia (2006). Trabalhou em clínica psicológica na vertente das abordagens Fenomenológicas-Existenciais como Existencial e Gestalt com atendimento a crianças, adolescente e adulto (1999-2011). Atuação em clínica de Acompanhamento Terapêutico (1999-2011). Atendimento em Ambulatório de Saúde Mental (2000 ? 2011) realizando atendimento à crianças, adolescentes e adultos. No Ensino Superior atuou como professora na Graduação em diversas Instituições de Ensino Público e Privado em cursos de Psicologia e outros e Pós-Graduação. Atualmente se dedica à docência na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Se dedica em pesquisas nas áreas de Psicologia Clínica, Gestalt, Fenomenologia, Saúde Mental, Tratamento e Prevenção Psicológica. Membro do Grupo de Pesquisa RECUID - REFLETIR PARA CUIDAR: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental e do LEPPS - Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde. https://orcid.org/0000-0002-2024-772.