ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA NUMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA-HERMENÊUTICA: NARRATIVAS E CONTEXTO SOCIAL
Resumo
Resumo: O objetivo do presente artigo é o de apresentar uma compreensão do processo de Orientação Profissional e de Carreira, a partir de uma perspectiva fenomenológica-hermenêutica, como um trabalho que se dá a partir de narrativas. Para defendermos essa posição consideramos ser importante fazer, além de uma discussão teórica e/ou metodológica, uma discussão ontológica dos fundamentos que sustentam noções importantes para se pensar a possibilidade do narrar e historiar: narrativas são entendidas como articulações significativas, construídas por alguém ao longo de sua vida e que possibilita a pessoa a melhor se compreender. Essas narrativas, entrementes, não acontecem num vácuo social como se fossem produções “individualistas”; pelo contrário, em consonância com ser-no-mundo, as narrativas de alguém estão conectadas com a coletividade em que aquele que narra sempre está inserido. Inclusive, problemáticas sociais como desigualdade social, desigualdade de gênero, racismo etc. são questões que atravessam as narrativas singulares e devem ser consideradas nas especificidades de cada processo. Chegamos na compreensão que na Orientação Profissional e de Carreira não está em ação exclusivamente um escolher, mas que é buscado proporcionar um espaço em que o orientando possa se apropriar de como ele se engaja consigo e com o mundo.