DESCOLONIZAR COMO CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁXIS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA EM UM ESTÁGIO DO CURSO DE PSICOLOGIA NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL
Palavras-chave:
Psicologia crítica; Gestalt-Terapia; Descolonização.Resumo
Resumo - Este artigo apresenta um relato da experiência de estágio em um curso de graduação em Psicologia mediante a articulação dos aspectos teóricos de perspectiva da Psicologia Social Crítica com a observação e a construção de intervenção em um serviço de saúde mental em um município de médio porte. Destaca-se a importância para a construção de uma práxis no estágio com a necessidade de o discente refletir sobre os aspectos históricos e antropológicos que demarcam o discurso manicomial. Tal discurso é antagônico às atuais discussões de políticas públicas em saúde mental, as quais buscam a valorização de práticas comunitárias e de crítica à exclusão da pessoa em sofrimento psíquico na comunidade. Assim, este ensaio reflete a importância em articular as discussões em torno das práticas de descolonização com as questões contemporâneas de gênero, etnorraciais e da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial.