ENCONTRAR SENTIDO COMO RECURSO DE ENFRENTAMENTO À DEPRESSÃO: DIÁLOGOS COM VIKTOR FRANKL

Autores

  • Miriese Guedes da Silva
  • Adriana Patrícia Egg-Serra
  • Adriano Furtado Holanda

Resumo

Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar e compreender – a partir da literatura – como o encontro de sentido na vida pode se configurar como um recurso de enfrentamento à depressão, valendo-se da perspectiva da Logoterapia. Desenvolvida com base no método de revisão integrativa de literatura, a busca de dados foi realizada nas bases SciELO, PePSIC, LiLACS e Periódicos CAPES. Foram selecionados sete artigos completos, redigidos na língua portuguesa e inglesa, publicados entre 2017 e 2022, sendo majoritariamente estudos empíricos, do tipo qualitativo. Após a leitura na íntegra e análise minuciosa, identificou-se que o sentido de vida cumpre um papel de proteção à saúde e à vida e, assim, à depressão. Nota-se que os indivíduos que apresentam maior presença e percepção de sentidos próprios conseguem enfrentar os sintomas depressivos e fatores estressantes, bem como buscar e vivenciar experiências mais significativas. Com isso, conclui-se que o encontro de sentido na vida se mostra como um recurso importante no enfrentamento da depressão, a partir da posição que o sujeito toma frente aos questionamentos da vida e da relação que se estabelece com o mundo.

Biografia do Autor

Miriese Guedes da Silva

Psicóloga pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduanda no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Adriana Patrícia Egg-Serra

Doutoranda e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Logoterapia pela Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl. Psicóloga pela Universidade Federal do Paraná.

Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR, Brasil

Adriano Furtado Holanda

Professor Associado do Departamento de Psicologia, e dos PPGs de Educação e de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno-UFPR), Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-26

Edição

Seção

Artigos