NARRATIVAS DE VIDA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UMA ANÁLISE DO SENTIDO EXISTENCIAL POR MEIO DA AUTOBIOGRAFIA

Autores

  • Amanda Karla Diniz Liberato Chaves Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB
  • Thiago Antonio Avellar de Aquino Departamento de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba – Laboratório de pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial https://orcid.org/0000-0002-3903-8378

Resumo

A autobiografia é um recurso utilizado na prática da Logoterapia e análise existencial que tem por finalidade
clarificar sentidos na vida por meio de histórias de vidas. Assim, a partir dos fundamentos antropológicos propostos por
Viktor Frankl, a presente pesquisa teve como objetivo apreender valores existenciais, e identificar núcleos de sentidos
latentes em narrativas de vida de jovens universitários. Para tanto, contou com a participação de quatro estudantes
universitários, de ambos os sexos, com média de idade de 23 anos. As autobiografias foram submetidas individualmente
a uma análise de similitude com o auxílio do software Iramuteq, o que permitiu identificar núcleos de sentidos. Os
resultados foram discutidos à luz da Logoterapia e Análise Existencial.

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Publicado

2023-01-13

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Seção

Artigos