DA LUDOTERAPIA NÃO-DIRETIVA À LUDOTERAPIA CENTRADA NA CRIANÇA –DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO
Palavras-chave:
Psicologia humanista; Terapia centrada no cliente; Psicoterapia da criança; Ludoterapia.Resumo
O desenvolvimento da Abordagem Centrada na Pessoa foi dividido em fases que apresentam as atitudes que fazem parte da relação terapêutica, independente do público atendido. Contudo, na especificidade da psicoterapia infantil, o desenvolvimento teórico e prático da própria abordagem aponta para a existência de peculiaridades. Este estudo tem como objetivo apresentar, através de uma revisão narrativa de literatura, fundamentada na hermenêutica filosófica de Gadamer, as possíveis características relativas ao atendimento de crianças a partir de um retorno às fases da ACP. Discutimos os fundamentos iniciais do atendimento com crianças em Rogers ena perspectiva clássica de Axline, compreendendo como a ludoterapia com crianças se caracteriza nas fases não-diretiva, reflexiva, experiencial e pós-rogeriana. Discutimos sobre propostas contemporâneas nos contextos europeu, estadunidense e brasileiro. Concluímos que essa delimitação do atendimento infantil possibilita uma percepção mais clara das mudanças e aprimoramentos em relação aos trabalhos pioneiros de Rogers e Axline, sempre tendo como eixo a dimensão relacional e a tendência ao crescimento como motor do processo terapêutico.