UMA REFLEXÃO SOBRE A FENOMENOLOGIA DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: O CASO DO TEATRO
Palavras-chave:
Experiência estética; Fenomenologia; Arte; Teatro.Resumo
A arte, por se tratar de um tema fundamentalmente humano, mostra-se como campo de estudos importante
à filosofia e à psicologia. Considera-se relevante pensá-la sob o viés da fenomenologia, que compreende a atividade
artística não como representação, mas como expressão. Por meio deste estudo, objetiva-se refletir acerca da atividade do
ator/da atriz de teatro a partir da obra Phénoménologie de l’experience esthétique, principal produção de Mikel Dufrenne,
fenomenólogo que escreveu o mais extenso estudo a respeito da estética em fenomenologia. Essa tarefa se realiza em
duas etapas: uma possível explanação a respeito da experiência estética tal como proposta por Dufrenne e, a partir dela,
a construção de uma reflexão a respeito do trabalho do artista de teatro. Fica evidente o papel que a arte e, sobretudo,
o artista tem na ressignificação do mundo, ao ser ele quem oferece ao espectador, por meio de uma intersubjetividade
imanente, um mundo expresso como novidade. Entende-se que, para além do estudo de temas específicos, o estudo da
experiência estética em fenomenologia, a partir da ótica dufrenniana, pode se mostrar relevante para a compreensão do
fenômeno humano em sua generalidade.