EDUCAR MÉDICOS, CUIDAR DE MEMÓRIAS: SENTIDOS DA CONSTITUIÇÃO DE UM MUSEU HISTÓRICO DE MEDICINA
Palavras-chave:
Educação Médica; Memória; Museus; Pesquisa FenomenológicaResumo
Problematizando o lugar das humanidades e da memória na educação médica, investigamos sentidos da constituição do Centro de Memória e Museu Histórico – CMMH da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. Na perspectiva da psicologia da cultura fenomenológica, selecionamos como depoente Anette Hoffmann, figura central do CMMH. Realizamos entrevista semiestruturada, analisada fenomenologicamente. Cuidando da preservação do acervo da faculdade, Anette pretende viabilizar pesquisas históricas e promover formação cultural dos estudantes, particularmente de medicina. Seu trabalho promove as humanidades para desenvolver espírito crítico aguçado e problematizar a ultra especialização e a visão empresarial que se expandem na universidade. Concluímos que a experiência analisada indica como a preservação da memória contribui para a educação médica ao traduzir visão ampla de ciência e universidade.