EDUCAR MÉDICOS, CUIDAR DE MEMÓRIAS: SENTIDOS DA CONSTITUIÇÃO DE UM MUSEU HISTÓRICO DE MEDICINA

Autores

Palavras-chave:

Educação Médica; Memória; Museus; Pesquisa Fenomenológica

Resumo

Problematizando o lugar das humanidades e da memória na educação médica, investigamos sentidos da constituição do Centro de Memória e Museu Histórico – CMMH da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. Na perspectiva da psicologia da cultura fenomenológica, selecionamos como depoente Anette Hoffmann, figura central do CMMH. Realizamos entrevista semiestruturada, analisada fenomenologicamente. Cuidando da preservação do acervo da faculdade, Anette pretende viabilizar pesquisas históricas e promover formação cultural dos estudantes, particularmente de medicina. Seu trabalho promove as humanidades para desenvolver espírito crítico aguçado e problematizar a ultra especialização e a visão empresarial que se expandem na universidade. Concluímos que a experiência analisada indica como a preservação da memória contribui para a educação médica ao traduzir visão ampla de ciência e universidade.

Biografia do Autor

Roberta Vasconcelos Leite, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Campus JK

    

Miguel Mahfoud, Universidade Federal de Minas Gerais.

 

 

Downloads

Publicado

2023-01-16

Edição

Seção

Artigos