A RELAÇÃO DIALÓGICA NAS FORMAÇÕES EM GESTALT-TERAPIA: REFLEXÕES GESTALTPEDAGÓGICAS
Palavras-chave:
Abordagem gestáltica, Docência, Educação, Formação de psicoterapeutasResumo
Este estudo parte da Gestaltpedagogia, que compreende a educação em uma perspectiva integral, para contemplar, nos processos formativos, a totalidade do ser humano, com ênfase no aspecto relacional. Sendo assim, este ensaio teórico objetiva compreender a relação dialógica entre o estudante e o professor nas formações em Gestalt-terapia. Nesse sentido, a relação dialógica foi considerada como um instrumento basilar na formação do vir-a-ser do Gestalt-terapeuta. Concebe-se a Gestaltpedagogia como uma pedagogia buberiana ou como uma Gestaltpedagogia do encontro, em que a formação do Gestalt-terapeuta é constituída na e pela relação, com ênfase no aspecto vivencial, em busca da emancipação do aluno em seu percurso formativo. No campo da Abordagem Gestáltica, entendendo o Gestalt-terapeuta como um profissional da relação, a ênfase dialógica mostra-se como um instrumento significativo para a aprendizagem clínica. Assim sendo, o campo da Gestaltpedagogia revela-se como uma Gestalt aberta para novas investigações na área da educação de psicoterapeutas no contexto brasileiro.