GRUPO AVALIATIVO INFANTIL NA PERSPECTIVA GESTÁLTICA: PROPOSTA PARA A PSICOLOGIA NO NASF
Palavras-chave:
Grupo Infantil; Avaliação em Saúde; Saúde Pública; Gestalt-terapiaResumo
Atualmente, nota-se que o público infantil está presente em boa parte dos encaminhamentos para o atendimento psicológico, o que não é diferente na saúde pública. Considerando a prioridade para abordagens coletivas nesse espaço, visa-se elaborar uma proposta para avaliação psicológica infantil em grupo, sob a perspectiva da Gestalt-terapia. Vê-se a importância de uma avaliação psicológica coerente com a noção de ser humano para a abordagem e a potencialidade do trabalho em grupo. Neste sentido, essa avaliação visa uma hipótese diagnóstica que é processual, ou seja, que acompanha as ressignificações da criança ao longo do processo terapêutico e abarca o comportamento que está saudável e disfuncional. O grupo favorece que estes comportamentos apareçam e possibilita a experimentação de novas formas de se relacionar. Nota-se que a Gestalt-terapia, a partir da postura fenomenológica, da abertura ao novo, da visão holística do homem, da criatividade e diversidade, dentre outros, tem muito a contribuir para o trabalho da psicóloga do NASF.