EXPERIÊNCIAS DE ADOLESCENTES EM JUAZEIRO-BA COM O FENÔMENO CYBERBULLYING

Autores

  • Liberalina Santos de Souza Gondim
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro

Palavras-chave:

Bullying; Cyberbullying; Adolescentes; Fenomenologia.

Resumo

O cyberbullying é uma nova forma de bullying em que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são utilizadas para intimidar pessoas. Diante da necessidade de aprofundar o conhecimento científico sobre o tema, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as experiências de adolescentes com o cyberbullying, especificamente, buscou-se identificar manifestação do cyberbullying entre alunos do ensino médio em Juazeiro-BA, descrever os sentidos da experiência com o cyberbullying e suas possíveis repercussões na vida destes adolescentes, e apontar estratégias de enfrentamento utilizadas por eles para lidar com o cyberbullying. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva com foco na experiência de quatro estudantes do ensino médio que participaram de uma entrevista com uma pergunta disparadora, analisada através do método fenomenológico. Os resultados mostram que a experiência dos jovens foi marcada por estratégias insuficientes para lidar com o fenômeno, sendo estas prioritariamente individuais. As repercussões das experiências incluíram irritabilidade, estresse, ansiedade e raiva, prazer no sofrimento do outro, tristeza, ideação suicida, medo, culpa e frustração. As significações das experiências se fazem através da construção de sentidos sempre abertos a ressignificação pela reflexão sobre si e os outros diante do fenômeno cyberbullying.

Downloads

Publicado

2023-07-12

Edição

Seção

Artigos